
Beneficiários envolvidos: NERVIR - Associação Empresarial da
Região de Vila Real, NERBA - Associação Empresarial da Região de
Bragança, NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda e AEBB
- Associação Empresarial da Beira Baixa.
O projeto 'Terras Altas de Portugal' insere-se no domínio da
Internacionalização, Conhecimento e Acesso a Mercados e Valorização
da Oferta Nacional, do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas,
teve por objetivo projetar a nível internacional os produtos
típicos das regiões interiores norte e centro de Portugal através
de uma estratégia conjunta para a internacionalização das empresas,
projetando e ajudando a identificar oportunidades de negócio e
contribuindo para a construção de uma notoriedade internacional das
" Terras Altas de Portugal". A estratégia conjunta consistiu na
criação de uma marca chapéu 'Terras Altas de Portugal', que agregou
um conjunto de produtos característicos de cada região abrangida, e
pela criação de um conjunto de canais e suportes de comunicação da
marca, criação de uma rede de contatos e ações promocionais
dirigidas aos mercados-alvo selecionados: Luxemburgo, Canadá e
Moçambique.
Este projeto, teve como objetivos principais, os seguintes:
a) Promoção da melhoria de competitividade de uma região do
interior;
b) Promover a cooperação entre empresas e a definição de uma
estratégia comum;
c) Definir mercados alvo e identificar os canais de distribuição,
unindo os empresários num esforço conjunto de promoção da
internacionalização
d) Fortalecer a imagem da Região projetando além fronteiras a
marca "Terras Altas de Portugal".
Atividades Principais:
1º - Agregação, Tipificação e Diferenciação dos Produtos Típicos
através da Marca Chapéu "Terras Altas de Portugal" e o Levantamento
das principais dificuldades na colocação de Produtos Típicos de
Regiões baixa Densidade em Mercados Internacionais
2º - Criação do conceito e valores associados à Marca Chapéu
"TERRAS ALTAS de PORTUGAL"
3º - Portal de Partilha e Negócios da iniciativa "TERRAS ALTAS de
PORTUGAL"
4º - Criação do Conceito HIGH BOX dos produtos Típicos
Regionais
5º - Ações de promoção e projeção da Marca Chapéu "TERRAS ALTAS de
PORTUGAL" a nível Nacional
6º - Criação de uma estrutura de apoio na Internacionalização para
as Regiões de Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco
7º - Visita às "Terras Altas de Portugal" das Principais Figuras
de Renome a nível Europeu na Área dos Produtos Típicos
Regionais
8º - Levantamento dos principais canais de distribuição nos
Mercados do Luxemburgo, Moçambique e Canadá
9º - Ações de Divulgação dos Produtos, das Regiões e Marca Chapéu
em eventos nos Mercados Alvo
10º - Criação e Animação de uma Rede no Luxemburgo, Moçambique e
Canadá para escoamento de Produtos Típicos das Regiões de Bragança,
Vila Real, Guarda e Castelo
11º - Formalização com Convite aos Parceiros Internacionais de uma
Rede no Luxemburgo, Moçambique e Canadá para escoamento de Produtos
Típicos das Regiões
